Dicionário / Dictionary
Marilá Dardot
2017
Isbn 9788567769110
128 páginas
15,5 x 23 cm
Português/ inglês
500 exemplares numerados
Série Ponto e vírgula
Marilá Dardot
Belo Horizonte, mg, 1973.
Vive e trabalha em Cidade do México.
Representada pelas galerias Filomena Soares, Vermelho.
Individuais recentes: Interdito, Filomena Soares [Lisboa, 2017], Guerra do Tempo, Chácara Lane [São Paulo, 2016]; Diário, Sesc Paladium [Belo Horizonte, 2015]. Participou da/ participated in: Bienal de São Paulo [2010].
A artista atua em entrelinhas da literatura, do texto. Trabalha com a palavra e o tempo. No Dicionário, os verbetes escritos por Rodrigo Moura, Ana Martins Marques, Gonçalo M Tavares e Fabio Morais, correspondem a temas que orbitam a produção da artista.
Leia mais
A partir de uma lista de palavras organizada pela artista e pelo curador Rodrigo Moura, cinco pessoas são convidadas a criar verbetes. Ana Martins Marques [poeta], Fabio Morais [artista], Gonçalo M. Tavares [escritor], e Rodrigo Moura [curador] escrevem, cada um a seu modo, o significado de palavras como Fotografia, Biblioteca, Natureza, Silêncio, entre muitas outras.
As palavras inventariadas pertencem ao universo artístico de Marilá Dardot, e passam a ter seus significados ampliados pela soma entre o significado usual, aquele atribuído à relação com o trabalho da artista e, claro, o entendimento de cada autor. Há ainda palavras que são os trabalhos de Marilá, os quais são descritos pela própria artista, sempre em português e inglês. Os verbetes estão em ordem alfabética, independentemente de serem de autores diferentes, da artista ou escritos em inglês ou português. Assim, temos Biblioteca [em português], em seguida biblioteca de Babel, A [em português e inglês] e só na letra L a palavra Library. Dessa forma, a organização rígida, típica de um dicionário é revista nessa obra.
Nas palavras de Rodrigo Moura, que descreve a palavra Dicionário [colocada na capa do livro e não na letra D!]:
“[…]
Na obra de Marilá Dardot, As palavras estão por toda parte. A ideia desta publicação é ser um dicionário, em versão de bolso, para continuar a lhe atribuir palavras. Os significados e as leituras, porém, de forma alguma são cabais, mas apenas uns entre outros, e fazem parte de uma lista sempre em construção. Um espaço interior, autogerativo e labiríntico, que permite novas configurações e combinações, uma extensão da própria linguagem.
O jogo de dicionário é uma conhecida diversão entre os jovens, em que um dos jogadores copia do dicionário um verbete, dando a conhecer o vocábulo, mas não seu significado, aos demais jogadores. Estes são convidados a criar suas próprias definições, que depois são submetidas, junto à original, ao voto de todos, para que se conheça qual o significado mais verossímil ao grupo, ainda que não necessariamente o verdadeiro.
Pai dos burros, que a todos socorre em busca de conhecimento. Livro das palavras. Livro dos livros.”
Marilá Dardot
Belo Horizonte, mg, 1973.
Lives and works in Cidade do México/ Mexico City.
Represented by the galleries Filomena Soares, Vermelho.
Latest solo shows: Interdito, Filomena Soares [Lisboa, 2017], Guerra do Tempo, Chácara Lane [São Paulo, 2016]; Diário, Sesc Paladium [Belo Horizonte, 2015]. Participou da/ participated in: Bienal de São Paulo [2010].
The Artist operates between the lines of literature and texts. She plays with the words and the notion of time. In Dictionary, she shows entries of diferent authors (Rodrigo Moura, Ana Martins Marques, Gonçalo M Tavares e Fabio Morais) on themes around her own production.
Read More
FEIRAS
A Ikrek Edições participa das feiras:
SP-Arte
Tijuana São Paulo
Tijuana Rio de Janeiro
Plana São Paulo
CONTATO
contato@ikrek.com.br
+55 11 96085 2180
Largo do Paissandú, 72, sala 509
Centro, São Paulo, SP
CEP 01034-010